Com o tema a “Terceira Guerra Mundial: Cenário Hipotéticos e Seus Impactos Globais”, foi realizado na manhã de sábado, 16 de novembro, no auditório do Colégio Militar Tiradentes IV, na cidade de Caxias, no leste maranhense, através da disciplina história, e sob a coordenação do professor Gilvaldo Quinzeiro, juntamente com os alunos do terceiro ano, o II Workshop de História.
O evento reuniu alunos, professores e convidados, e teve como objetivos despertar no alunado o seu protagonismo diante de um mundo cada vez mais complexo e desafiador, bem como acompanhar se cercando de informação de diversas fontes, o agravamento do cenário político mundial.
A abertura da programação contou com a participação via vídeos pré-gravados, dos Ex-alunos alunos, Paulo Daniel, hoje estudante do curso de medicina e Beatriz Soares, estudante de arquitetura, além dos estudantes Centro Educa Mais, Magno Bacelar, da cidade Coelho Neto, sob a orientação do professor de filosofia Nelson Gaspar. Os participantes do II Workshop de História receberam também os cumprimentos virtuais de personalidades locais, como o jornalista e pastor Ribamar Rodrigues; de outros estados e países, como do poeta Alcino Müller, da cidade Brusque, Santa Catarina, da escritora Mirtzi Ribeiro Lima, de João Pessoa, Paraíba, do jornalista Alberto Pessoa, Brasília, Distrito Federal e da escritora mexicana Alina Velazco-Ramos. A gestora pedagógica do Colégio Militar Tiradentes IV, Maria Leny Tavares Lima Pereira, foi quem oficialmente fez a abertura do evento.
Em relação aos temas abordados obedeceram a seguinte ordem e suas respectivas turmas: painel 1 – as crises e os conflitos atuais (3º ano A); painel 2 – As novas faces da guerra: a guerra cibernética, o papel da inteligência artificial e das armas autônomas em um conflito global (3º ano B); painel 3 – O impacto humanitário e planetário de uma terceira guerra mundial (3º ano C) e o painel 4 – A terceira guerra mundial é inevitável? Não há nada a fazer? (3º ano D).
O encerramento do II Workshop de História foi marcado por um clima de realização de dever cumprido, tendo como ponto alto a leitura de uma “Carta Compromisso” em defesa da paz; carta esta, que foi assinada pelos alunos presentes. Para a aluna Maria Clara Coimbra Façanha, o II Workshop de História, “foi uma oportunidade incrível, e acho que vou me lembrar desse dia para sempre”.
Fotos: João Gabriel de Souza Mota
Comments