top of page
Foto do escritorportalcaxias

Operação Greed: Polícia Civil em Caxias recupera dezenas de celulares roubados

A Polícia Civil, através do Serviço de Inteligência do 3º Distrito Policial de Caxias, realizou nos últimos três meses várias etapas da Operação Greed, que tem como objetivo recuperar celulares roubados ou furtados. Nesta fase, foram recuperados dezenas de aparelhos celulares.

A polícia detectou uma aumento significativo na comercialização de aparelhos celulares de origem duvidosa em redes sociais, como Facebook, OLX e Mercado Livre, e por isso vem intensificando esse fiscalização no comércio virtual e orientando a população a não adquirir aparelhos sem nota fiscal . Na maioria dos casos, os celulares foram apreendidos com cidadãos comuns que haviam comprado o aparelho celular bem mais barato do que o valor de mercado e sem nota fiscal.

Os suspeitos que estavam na posse dos celulares com registro de roubo/furto assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de receptação culposa. Os aparelhos recuperados estão sendo devolvidos aos proprietários.

A recuperação de celulares e a identificação dos receptadores vai continuar de forma intensa, e os policiais civis esperam recuperar muito mais aparelhos até o final do ano.


O nome da operação vem da palavra em inglês “greed”, que quer dizer “ganância”, tendo em vista que, conforme afirma o delegado Leonan Casimiro, que preside as investigações: “o comprador desses celulares sabe que se trata de um produto de origem, ao menos, duvidosa. Mas o que acontece é que o comprador não está preocupado se o celular é ou deixa de ser produto de crime, ele quer apenas levar a vantagem, de maneira gananciosa, no preço, independente da procedência do celular”.

A Polícia Civil ressalta a importância de incluir, no momento da confecção do Boletim de Ocorrência do furto/roubo, o IMEI dos equipamentos, disponível no documento fiscal ou na caixa do aparelho celular.





2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page